Emendas
Vigências
- Início
- Legislação [Lei Nº 3 de 2 de Maio de 1997]
Lei nº 3, de 02 de maio de 1997
ESTABELECE AS DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS DO MUNICÍPIO, AS METAS E OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO, E SEUS RECURSOS FINANCEIROS E AS BASES PARA A PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO PROGRAMA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 1998, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIA.
DISPOSIÇÃO PRELIMINAR
DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
DA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DOS ORÇAMENTOS
DAS DIRETRIZES GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DOS ORÇAMENTOS DO MUNICÍPIOS E SUAS ALTERAÇÕES
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
DAS DIRETRIZES ESPECÍFICAS DO ORÇAMENTO FISCAL
DAS DIRETRIZES ESPECÍFICAS DO ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
DAS ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
ANEXO À LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 1998.
1. DIRETRIZES GERAIS:
O presente documento, anexo ao Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias, que ée é sua parte integrante, pretende desenvolver de forma clara e objetiva, as propostas e perspectivas para o exercício financeiro de 1998.
O Município desenvolverá um grande esforço de modernização administrativa para atender as novas demandas institucionais, não esquecendo, o crescimento de seus encargos comprometidos. Como define o texto da Lei, um elemento importante da modernização é a definição de políticas fiscais e financeiras, que seja favorável à melhores desempenhos, tanto da execução orçamentária, quanto no cresc imento das receitas próprias.
A estrutura organizacional será modificada, caso necessário, sempre pela reforma administrativa onde será extintos Órgãos dispensáveis e criados os novos, como o objetivo de um melhor atendimento e maior abrangência do Govemo Municipal.
A questão da participação da Administração Pública Municipal na agricultura tem que ser considerada, o que força a definirmos metas e ações para irrigação, conservação do solo, aquisição de equipamentos agrícolas, entre outras metas específicas para o orçamento de 1998.
Outra prioridade especial será dada à Ação Social, com assistência às pessoas carentes, às crianças e adolescentes e aos idosos, deixando claro, que isso será executado, sempre que possível, através de Instituições de reconhecida ação deste campo ou diretamente pela Prefeitura Municipal, através do Órgão ou Departamento competente.
No setor de educação e cultura, a rede física poderá sofrer um processamento de intervenção, concentrando-se escolas e transportando alunos conforme a necessidade.
Com essas colocações, fica claro, que é muito mais importante para as diretrizes Orçamentárias, a distribuição de prioridades do que os valores quantitativos, determinando-se assim, a própria filosofia de governo.
2. OBJETIVOS E METAS SETORIAIS:
ADMINISTRAÇÃO
Assegurar a divulgação das potencialidades culturais e locais do Município.
Desenvolver e implementar programas de valorização e capacitação dos servidores públicos Municipais, de aumento da eficiência da máquina pública e de adequação do serviço público às demandas da sociedade.
Aumentar as receitas municipais e obter eficaz gerenciamento do fluxo de recursos financeiros através do aperfeiçoamento técnico, utilizando ao máximo os recursos da informática e aperfeiçoando os recursos humanos.
AGRICULTURA
Assegurar a construção ou reforma de mercados, matadouros e pequenos centros de abastecimentos.
Assegurar a manutenção dos serviços de assistência e orientação ao rurícola local.
COMUNICAÇÕES
Assegurar a construção, a ampliação e reforma de antenas parabólicas nos distritos.
Assegurar a manutenção dos postos de monocanais existentes no município.Desenvolver e implementar ações no sentido de criar melhores condições de fornecimento de gêneros e mercadorias através dos mercados, feiras e matadouros.
SEGURANÇA PÚBLICA
implantar e ampliar a rede de postos policiais no Município
EDUCAÇÃO E CULTURA
]Promover a construção, ampliação e/ou reforma de creches pertencentes ao Município.
Proporcionar a melhoria da qualidade do ensino oferecido ao pré-escolar, visando melhores resultados na aprendizagem das crianças e a antecipação do início do processo de alfabetização.
Assegurar a construção, ampliação e/ou reforma de unidades escolares do Ensino Fundamental.
Melhorar a produtividade do ensino-aprendizagem da rede municipal, possibilitando maior eficiência e eficácia no processo educacional.
Assegurar aos profissionais da educação, melhores condições de trabalho, vizando a dinamização, expansão e melhoria do ensino municipal.
Assegurar a construção, ampliação e/ou reforma de quadras de esportes.
Apoiar as manifestações populares, através de ações culturais.
Assegurar a merenda escolar a todos os alunos da rede de ensino municipal.
Apoiar instituições públicas de ensino, mediante o treinamento de professores para o atendimento a rede de ensino municipal, incluída a complementação de meios e equipamentos.
Dar continuidade, através dos subprogramas ENSINO FUNDAMENTAL e REGULAR, à adequação da rede física, implantando novas salas de aulas e equipando as escolas.
Distribuir livros didáticos e material escolar aos alunos carentes do município.
Desenvolver ações, no sentido de estimular a prática de esportes.
Proporcionar às crianças de O à 6 anos, atendimento de suas necessidades básicas, através de implantação de creches convencionais.
Proporcionar o transporte de estudantes.
ENERGIA E RECURSOS MINERAIS
Implantar açudes e barragens em regime de servidão pública, desenvolvendo pequenos sistemas de irrigação, com o aproveitamento de barragens, passagens molhadas e poços profundos, com o objetivo de aumentar a produção e a produtividade, criando uma infra-estrutura contra as secas.
Ampliar, com a colaboração dos governos Federal e Estadual, as redes de distribuições de energia elétrica na periferia da cidade, vilas, distritos e demais localidades do Município, onde beneficie diretamente as comunidades.
HABITAÇÃO E URBANISMO
Contribuir para a redução do déficit habitacional de família de baixa renda, através da recuperação de residências de pessoas e mediante a construção e moradias populares.
Implantar e recuperar a urbanização de vias públicas.
Melhorar as condições dos cemitérios públicos.
Garantir a iluminação pública, atingindo principalmente, as regiões mais caremtes.
Continuar obras de construção e recuperação de praças e revitalização de áreas tradicionais da cidade.
INDÚSTRIA COMÉRCIO E SERVIÇOS
Desenvolver programas voltados para a geração de emprego e renda.
SAÚDE E SANEAMENTO
Ampliar e melhorar a rede de unidades de saúde
Proporcionar melhor atendimento ao usuário no desenvolvimento das atividades ambulatoriais e hospitalares do Município.
Assegurar a melhoria da qualidade de vida a população, através da implantaçãt de drenagem em vias urbanas, em áreas críticas de doenças ligadas ao saneamento.
Propiciar a atenção hospitalar à população, com vistas a dar cobertura às internações e ao atendimento ambulatorial e de ações promocionais de saúde à pessoas, transportando os pacientes para outros centos mais desenvolvidos, quando o seu atendimento requerer serviços especializados.
Proporcionar assistência farmacêutica básica à população de baixa renda promovendo ações visando o acesso desta aos medicamentos necessários para tratamento de doenças endêmicas.
Promover a implantação, ampliação ou melhoria do sistema de abastecimento d'água.
Ampliar esforços no sentido de conscientização da população para a importância do planejamento familiar.
ASSISTÊNCIA E PREVIDÊNCIA
Assegurar a construção da Casa do idoso.
Assegurar meios para desenvolvimento de ações de atendimento à criança e ao adolescente.
Proporcionar auxílio, através de convênios, à entidades sem fins lucrativos, de modo que as mesmas possam cumprir com suas tarefas filatrópicas, culturais e educativas.
Assegurar a manutenção dos serviços assistências às comunidades e a população carente
TRANSPORTE ]
Assegurar a construção, ampliação e manutenção das estradas vicinais.
Implantar abrigos para passageiros
Ampliar, construir e conservar as estradas viciais, para contribuir no desenvolvi mento das atividades econômicas do Município.