Emendas
Vigências
- Início
- Legislação [Lei Nº 436 de 25 de Outubro de 2019]
Lei nº 436, de 25 de outubro de 2019
INSTITUI O REFIS - PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL DO MUNICÍPIO DE DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Fica denominada oficialmente de "JOSÉ HOLANDA PINHEIRO", o Campinho (Areninha tipo II) situado no Município de Deputado lrapuan Pinheiro.
Revogam-se as disposições em contrário
JUSTIFICATIVA
José Holanda Pinheiro, nascido no município de Solonópole no dia 12 de fevereiro de 1947, filho de João Holanda Pinheiro e Ana Fausta Pinheiro, foi um morador do distrito de Velame. Teve uma infância difícil, mas raramente tirava o sorriso do rosto. Veio de uma família pobre de nove filhos. Sua diversão diária era tomar banho de rio, conversar com os amigos e ouvir histórias dos mais velhos, jogar caipira e baralho, passear na sua burra, brincar com os irmãos e receber carinho dos pais. Aos trinta anos casou-se com Erizena Brasilino Da Silva Pinheiro com quem teve oito filhos sendo que dois destes faleceram ainda bebês.
Era um apaixonado pela vida e ainda muito jovem escrevia poesias, cantava canções e saia para festas. Dentre os tantos versos que compôs, se destacam O ABC do amor, Jogo do Velame com Maxixe e O verso das canas. Começou a namorar Erizena em 1973 e casou-se em 1976. Tendo como atividades lucrativas a agricultura e a pesca, passava a seca batendo tijolos junto com seus filhos e trabalhavam dia e noite para manter o bem-estar da família. Moraram alguns anos em Deputado Irapuan Pinheiro, naquele tempo Tataíra e então decidiram partir para São Paulo em busca de uma melhor qualidade de vida. Mesmo tendo pouca escolaridade, sempre foi muito sábio assi como batalhou para que seus filhos pudessem realizar os sonhos que ele nunca pod realizar que era concluir os estudos e ser alguém na vida.
Desde muito cedo, José ensinou seus filhos que trabalhar e estudar eram os melhores caminhos e que respeitar os mais velhos e ter educação com as pessoas era um dever de todos. Muito católico, levava sua família para as capelas nos finais de semana e dias santos.
Iniciou sua vida no futebol no ano de 1984 quando chegou de São Paulo com sua esposa e filhos, começou treinando os times de futebol, porém, apesar de gostar muito do esporte nunca foi jogador. Como treinador, cargo no qual permaneceu durante muito tempo pela sua capacidade de fazer amizades e trabalhar corretamente, conquistou diversos títulos como: O Campeonato Municipal e O Torneio Do Município sem contar os jogos e troféus que foram conquistados fora de lrapuan. Gostava muito de cantorias, visitava os enfermos e mais velhos assim como fazia favores. Era humilde, honesto, amigo e aos poucos foi conquistando tanto os vizinhos como as pessoas do município inteiro.
O tempo passou e já mais velho, com os filhos casados, tornou-se avô e bisavô. Sempre muito carinhoso conseguiu o afeto dos netos facilmente. Mantendo seu acompanhamento, ainda por meio de conselhos ensinava seus filhos. Quando não estava em seu bar vendendo e jogando com os amigos, estava na sua rede ouvindo canções. Por ser um homem forte, não havia problemas que não conseguisse resolver e sempre conseguia vencer as dificuldades. Em 2017 iniciou a sua luta contra um câncer. Muito guerreiro, batalhou 1 ano e 8 meses e em 2018 a sua estrela deixou de brilhar na terra para alcançar os céus.
É com muito orgulho que podemos falar que fizemos parte da sua história e que José partiu deixando o que ele tinha de mais bonito, seu jeito de ser que sempre agradou a todos. Sua memória permanecerá com sua família que são sua esposa Erizena com quem passou 42 anos casado, seus filhos Elieudo, Edoilton, Gleidivan, Gleidiane, Erislene e Joseilton, seus netos Andreia, Débora, Karolainy, Caroline, Kaick, Murilo, Monique e Valentina, suas bisnetas Natasha e Bárbara e suas noras e genro Sueila, Mônica e Ednaldo.
PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO , em 29 de outubro de 2019.
LUIZ CLAUDENILTON PINHEIRO
PREFEITO MUNICIPAL